SAÚDE QUE SE VÊ

Secretária da Saúde destaca adesão de 85% ao regime de dedicação plena nos Açores

LUSA
24-01-2026 13:39h

A secretária regional da Saúde assinalou, na cerimónia de receção dos novos médicos internos, os “resultados expressivos” do regime de dedicação plena, "ao qual aderiram 370 dos 436 médicos elegíveis" na região, "correspondendo a 85% de adesão".

A secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu na sexta-feira, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, à cerimónia de receção dos novos médicos internos, um momento que assinala o início de uma nova etapa formativa no Serviço Regional de Saúde (SRS), adianta o executivo açoriano, numa nota de imprensa.

Na cerimónia, a titular pela pasta da Saúde nos Açores enumerou algumas medidas tomadas pelos governos da coligação PSD/CDS-PP/PPM que têm sido “diferenciadoras até comparativamente com o panorama nacional”.

Citada na nota, a governante destacou a valorização dos orientadores de formação, através de uma nova norma incluída no Orçamento da Região Autónoma dos Açores, que prevê o pagamento de um suplemento específico gradual de 200 euros mensais.

Mónica Seidi salientou também “os resultados expressivos do regime de dedicação plena, um modelo diferenciador na região, com condições mais favoráveis do que o regime nacional, ao qual aderiram 370 dos 436 médicos elegíveis, correspondendo a 85% de adesão, o que demonstra a atratividade e eficácia da medida”, lê-se na nota.

Segundo a governante, a adesão de 85% demonstra a “atratividade e eficácia” da medida.

Mónica Seidi sublinhou que o Governo Regional tem feito "um esforço muito significativo para tornar o SRS mais atrativo, capaz de competir com outras regiões do país, apostando na modernização do mesmo, e adquirindo novos equipamentos e mais tecnologia", é referido ainda.

A secretária regional da Saúde e Segurança Social apelou aos novos médicos que nunca descurem o lado mais humanista da carreira médica.

No plano contratual, foi ainda realçada a assinatura, em 2025, do Acordo de Contrato de Trabalho, que "introduziu melhorias significativas, como mais tempo disponível para a atividade de orientação de formação, contagem do tempo de serviço no período experimental, um regime de férias mais favorável, mais dias anuais de formação, atribuição de jornada contínua à trabalhadora grávida e a redefinição do trabalho noturno".

Relativamente à formação médica, a secretária regional sublinhou que em 2026 a Região Autónoma dos Açores conseguiu a capacidade formativa de três especialidades: de Pediatria e Medicina Física e de Reabilitação, no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, e de Medicina de Urgência e Emergência, no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, sendo que as mesmas foram preenchidas.

MAIS NOTÍCIAS