SAÚDE QUE SE VÊ

Autarcas de Portalegre e ULS criam portfólio para atrair jovens médicos

Lusa
23-01-2026 11:18h

Os autarcas do distrito de Portalegre e a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo estão a desenvolver um portfólio com o objetivo de atrair para aquela região jovens profissionais de saúde, foi hoje divulgado.

A iniciativa, desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) com a ULS, pretende mostrar “os pontos positivos” que a zona apresenta, para que os profissionais de saúde, e em particular os jovens médicos, optem por se fixar naquele território.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da CIMAA, Joaquim Diogo, explicou que foi criada uma equipa multidisciplinar para o efeito, tendo sido criado um portfólio com “medidas de interesse” a nível cultural, cientifico, estudo, habitação, transportes e serviços, entre outras áreas.

“Estamos mesmo na parte final de fechar este portfólio e vamos criar uma estratégia para irmos junto das universidades e das escolas de ensino superior para, de alguma forma, fazermos ações de charme e convidar os futuros médicos a conhecerem o nosso território de uma outra forma”, explicou.

A estratégia passa por atrair os jovens médicos logo quando escolhem o período de internato, mas também para que tenham a noção da qualidade de vida que a região para onde vão trabalhar tem para oferecer.

“Queremos mostrar o bom que a nossa região tem, quer na tranquilidade, na segurança, [quebrar o] mito que por vezes há da falta de serviços e de ofertas em algumas matérias. Queremos quebrar esses mitos junto dos jovens e poder dizer que o nosso território é absolutamente diferenciado”, acrescentou.

O presidente da CIMAA recordou que no campo da habitação “há muitos municípios” no distrito de Portalegre que propõem criar “habitações colaborativas com algum requinte” para que os médicos possam ter “uma oferta paralela” à sua oferta de remuneração e de serviço.

Nos últimos anos, recordou, por iniciativa dos municípios e da ULS do Alto Alentejo, foram construídos “novos centros de saúde, novos equipamentos, modernos, com todas as condições, que não era uma realidade há cerca de sete ou oito anos”, numa altura de várias carências.

Joaquim Diogo, que é também presidente da Câmara do Crato, recordou que a rede de centros de saúde no distrito de Portalegre está “quase completamente renovada”, estando também o hospital da capital de distrito a ser renovado em várias áreas e a ser alvo de um projeto que visa ampliar a sua estrutura, para a criação de um campus da saúde.

“É continuar a investir nas infraestruturas, mas a seguir juntar uma série de sinergias que possam, de alguma forma, ser atrativos para os jovens médicos poderem vir para este território”, concluiu.

MAIS NOTÍCIAS