A melhoria da situação epidemiológica levou a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria a determinar, desde hoje, que o uso de máscara nas suas unidades deixa de ser obrigatório na maioria dos espaços.
Numa informação enviada à agência Lusa, a ULS referiu que, desde hoje, “foram aliviadas as medidas relativas ao uso de máscara nas suas unidades de saúde devido à melhoria da situação epidemiológica”.
“Deixa de ser obrigatório o uso de máscara na maioria dos espaços das unidades de saúde. No entanto, a máscara continua a ser obrigatória nos serviços de Urgência e para doentes internados que circulem em áreas comuns, de forma a proteger as pessoas mais vulneráveis”, esclareceu.
A ULS adiantou que também “continua a ser recomendado o uso de máscara a quem apresente sintomas respiratórios, bem como o cumprimento das regras de etiqueta respiratória e a correta higienização das mãos”.
“A ULS da Região de Leiria continuará a acompanhar a situação de forma regular e poderá voltar a ajustar as medidas, se necessário”, acrescentou, agradecendo a colaboração da população e profissionais de saúde “no acompanhamento e na implementação das medidas do plano sazonal de inverno”.
Em 10 de dezembro de 2025, a ULS anunciou a obrigatoriedade do uso de máscara para utentes, acompanhantes e profissionais nos seus espaços, e a suspensão da atividade não urgente, na sequência do reforço das medidas previstas no Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Inverno.
“Esta medida visa travar a cadeia de transmissão de vírus respiratórios e garantir maior proteção dos doentes e dos profissionais de saúde”, explicou a ULS na ocasião.
A área de influência da ULS da Região de Leiria corresponde aos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós. Compreende três hospitais (Leiria, Pombal e Alcobaça) e 10 centros de saúde.