SAÚDE QUE SE VÊ
CANAL S+

“Os problemas do INEM são estruturais” – Francisco Sousa Vieira

SCO/ Canal S+
15-01-2026 16:41h

O PSD diz que os problemas do Instituto Nacional de Emergência Médica são estruturais e existem há muitos anos. O deputado Francisco Sousa Vieira garantiu ao Canal S+ no programa “Efeito Placebo” que o Governo está empenhado na refundação do instituto, mas não esquece o desvio de 120 milhões de euros que o anterior governo fez no INEM, aplicando a verba noutras áreas da Administração. O deputado garante que manobras financeiras deste tipo já não serão possíveis no futuro.

Outro dos problemas referidos foi o “êxodo de profissionais de saúde para o sector privado, o estrangeiro e outras carreiras alternativas”, que têm acontecido nos últimos anos.

Como solução, Francisco Sousa Vieira refere a criação do plano de motivação dos profissionais de saúde, o acordo com o Sindicato Independente dos Médicos para a valorização de 10% dos salários, a abertura de concursos para assistêntes graduados sénior e o aumento de mais de 5% da despesa com pessoal, previsto no Orçamento de Estado. “Temos de demonstrar que vale a pena ficar no SNS”, afirma o deputado do PSD.

Questionado sobre a possibilidade de existir um pacto de regime entre os partidos, Francisco Sousa Vieira diz que é difícil enquanto estiverem no centro as ideologias e não os doentes.

Mais de metade da população portuguesa tem um seguro privado de saúde e às acusações dos partidos da esquerda de que o atual governo está ajudar os privados, Francisco Sousa Vieira responde que “o setor privado nunca lucrou tanto como nos últimos anos”. O deputado salienta que se o sector privado fechasse portas instalar-se-ia uma crise na saúde e que, por isso, “não podemos desmerecer estes prestadores”.

Francisco Sousa Vieira foi convidado do episódio desta semana de Efeito Placebo, um espaço de opinião do Canal S+ que pode ver todas as terças-feiras, às 21h.

MAIS NOTÍCIAS