SAÚDE QUE SE VÊ

Nova administração da ULS Trás-os-Montes e Alto Douro em funções a 01 de janeiro

LUSA
19-12-2025 21:09h

A ministra da Saúde disse hoje que o novo conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) entra em funções a 1 de janeiro, e deixou elogios ao presidente cessante, Ivo Oliveira.

A ULSTMAD tem sede em Vila Real, agrega os hospitais de Chaves e Lamego e 23 centros de saúde.

Durante uma visita ao Hospital de Chaves, Ana Paula Martins anunciou que o novo conselho de administração, que vai ser presidido por Sara Costa Mota, inicia funções a 1 de janeiro.

       O novo conselho de administração da ULSTMAD foi aprovado no conselho de ministros de 11 de dezembro, tendo sido designada Sara Costa Mota para presidente e, como vogais, Filipe Rodrigues, Carminda Carvalho, Telma Correia, Jaime Alves e José João Lameirão.

A ministra aproveitou para elogiar Ivo Oliveira, presidente do conselho de Administração da ULSTMAD, que cessa funções no final do mês.

"Permitam-me que dê uma palavra muito especial ao presidente Ivo pelo trabalho que desempenhou durante estes anos (…) O trabalho que fez aqui com a sua equipa e também a forma como sempre, de uma maneira completamente neutra, independente e ao serviço do bem comum, aqui desempenhou, devem e têm de ser hoje aqui realçadas", afirmou a ministra.

Ivo Oliveira foi nomeado em 2023, durante o Governo PS de António Costa.

 "Tomara nós que, no país tivéssemos tantos dirigentes com qualidade não só técnica, mas humana, que tem o presidente Ivo e eu não posso deixar de o dizer aqui publicamente", realçou Ana Paula Martins.

A ministra apontou ainda à capacidade que esta administração "tem tido de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), acima dos 22%.

"Isto é essencialmente um esforço vosso", frisou, referindo que sem este esforço não haveria condições para o contrato-programa que vai ser celebrado para a entrada em funcionamento do mestrado integrado em medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Já antes, o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, tinha afirmado ter "o prazer de não encontrar a ULSTMAD" na lista das duas preocupações.

"Porque o conselho de administração conseguiu resolver os problemas que foram surgindo e queria dar essa palavra de agradecimento e de reconhecimento ao senhor presidente e a todo o conselho de administração", salientou o responsável.

MAIS NOTÍCIAS