SAÚDE QUE SE VÊ

Surto de sarampo provocou 36 mortes desde setembro na província angolana de Malanje

LUSA
19-12-2025 20:08h

Um surto de sarampo já provocou 36 mortes, nos últimos três meses, na província angolana de Malanje, em 1.460 casos registados desde setembro passado, divulgaram hoje as autoridades sanitárias locais.

Segundo a chefe de departamento de Saúde Pública do Gabinete Provincial da Saúde, as mortes registaram-se sobretudo em crianças com idades entre um e nove anos, decorrente do surto que afeta vários municípios da província.

Rosa Brandão, citada pela ANGOP, agência noticiosa angolana, referiu que os municípios de Quéssua, Malanje, Cacuso, Cahombo e Cambundi-Catembo lideram a lista do total de casos registados, dos quais 1.437 se recuperaram da doença.

A responsável apelou aos pais a cumprirem com o calendário nacional de vacinação, a forma de prevenção desta doença contagiosa, grave e fatal.

Angola regista este ano um surto de sarampo, que afeta algumas províncias do país, tendo as autoridades sanitárias divulgado, em setembro, que desde janeiro até aquele mês tinham sido registados mais de 6.000 casos da doença.

MAIS NOTÍCIAS