SAÚDE QUE SE VÊ
Canal S+

“Os partidos não devem ganhar votos à conta da desgraça do SNS”

ALS/VD
11-12-2025 12:28h

Jorge Roque da Cunha, presidente do Conselho Nacional do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), foi o convidado do programa Efeito Placebo desta semana e juntou-se às vozes que pedem um pacto para saúde.

Liderou durante anos o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e conhece bem o poder político, tantas vezes se sentou à mesa das negociações com interlocutores de diversas cores partidárias. O Efeito Placebo desta semana recebeu Jorge Roque da Cunha que, para além de juntar a sua voz à do Presidente da República, em nome de um pacto de regime para a saúde, acusou a classe política de falta liderança e sensatez.

A fixação de profissionais continua a ser um tema crítico, por isso, Jorge Roque da Cunha escolheu-o para se afirmar a favor de mais universidades de medicina e que a criação de numerus clausus foi um erro “gravíssimo”.

Com 2025 a poucos dias de terminar, as Unidades Locais de Saúde (ULS) ainda não viram aprovados os Planos de Desenvolvimento Organizacional (PDO), facto que Jorge Roque da Cunha considera ser uma forma de cativação.



Jorge Roque da Cunha, médico de família e presidente do Conselho Geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) foi o convidado desta semana do programa Efeito Placebo, um espaço de opinião do Canal S+ que pode ver todas as terças-feiras, às 21h.

MAIS NOTÍCIAS