SAÚDE QUE SE VÊ

Homem encontrado morto tinha abandonado urgência do S. Francisco Xavier em Lisboa

Lusa
10-12-2025 21:29h

O homem que foi hoje encontrado morto nas imediações da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP de Lisboa tinha dado entrada e abandonado, em novembro, a urgência do Hospital de S. Francisco Xavier, adiantou à Lusa fonte hospitalar.

Fonte da PSP tinha adiantado à Lusa que o corpo de um homem idoso foi encontrado pelas 11:00 junto à estrada do Forte Alto do Duque, perto do Hospital S. Francisco Xavier.

Em comunicado enviado à Lusa, a Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental (ULSLO), onde está integrado o Hospital S. Francisco Xavier, indicou hoje à noite que o utente deu entrada no serviço de urgência (SU) em 14 de novembro.

"No âmbito desse episódio de urgência, o utente foi triado, observado, efetuou vários meios de diagnóstico e terapêutica, encontrando-se orientado e autónomo - e por isso sem necessidade de pulseira de localização", referiu a mesma fonte.

"Dado o facto de não responder a nova chamada para observação, os serviços tentaram contactar telefonicamente o utente e o contacto de referência, sem sucesso. Perante isso, foi feita notificação junto da PSP e foi considerado o abandono do SU pelo utente", acrescentou.

A ULSLO, que expressou o "profundo pesar pela morte", assegurou ainda que "desenvolveu todos os esforços, do ponto de vista assistencial e processual, para dar a resposta adequada a esta situação".   

Fonte da PSP referiu ainda que a Polícia Judiciária (PJ) está a investigar as circunstâncias em que o corpo apareceu.

MAIS NOTÍCIAS