SAÚDE QUE SE VÊ

Ordem dos Farmacêuticos apela à DGS e Infarmed para garantirem acesso às vacinas da gripe

Lusa
05-12-2025 14:19h

A Ordem dos Farmacêuticos pediu hoje à Direção-Geral da Saúde e Infarmed que tomem medidas para garantir o acesso adequado às vacinas da gripe a quem tem recomendação para tal, mesmo sem pertencer aos grupos de risco.

O apelo da Ordem dos Farmacêuticos (OF) surge depois de a Associação Nacional de Farmácias ter admitido dificuldades na vacinação contra a gripe de pessoas que não integram os grupos elegíveis, tendo em conta a falta de vacinas no chamado contingente privado.

Em comunicado, a OF refere que remeteu hoje uma comunicação formal à DGS e ao Infarmed a manifestar preocupação com estas dificuldades com as vacinas do contingente privado, que podem afetar cidadãos com recomendação de vacinação que não se enquadram nos critérios de gratuitidade previstos, mas queiram comprar a vacina na farmácia, através de prescrição médica.

“Independentemente do contingente, deve ser assegurada a vacinação das pessoas para as quais existe recomendação ou prescrição médica”, sublinha a Ordem dos Farmacêuticos, que manifesta “total disponibilidade” para colaborar com as autoridades.

Justifica ainda a pressão no stock de vacinas do contingente privado disponíveis nas farmácias comunitárias com o aumento da procura associado à descida das temperaturas e às informações divulgadas sobre uma nova variante do vírus da gripe.

Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, que definiu o objetivo de vacinar 2,5 milhões de pessoas contra a gripe, cerca de 2,3 milhões de vacinas já foram administradas desde setembro, quando se iniciou a atual campanha sazonal de outono-inverno.

A cobertura vacinal da população com mais de 60 anos está nos 60,7%, sendo mais elevada nos idosos com 85 ou mais anos (83,1%).

Esta semana, a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, manifestou-se satisfeita com a resposta dos portugueses ao apelo das autoridades para a vacinação contra a gripe e com o aumento da adesão nos profissionais de saúde.

A campanha de vacinação Sazonal outono-inverno 2025-2026 decorre até 30 de abril de 2026 em unidades de saúde do SNS e em 2.500 farmácias comunitárias.

MAIS NOTÍCIAS