SAÚDE QUE SE VÊ

OE2026: Aprovada proposta para que quota de mercado dos genéricos atinja 55%

Lusa
21-11-2025 16:44h

Os deputados aprovaram hoje por unanimidade uma proposta da AD (PSD e CDS-PP) que visa aumentar a quota de mercado dos medicamentos genéricos para, pelo menos, 55% no próximo ano.

"Em 2026, o Governo reforça as medidas de incentivo à utilização, em ambulatório, dos medicamentos genéricos, com vista a aumentar a sua quota de mercado, em unidades, para, pelo menos, 55%", aponta a proposta conjunta do PSD e CDS-PP, que foi hoje aprovada no segundo dia de votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Infarmed, referentes a 2024, a quota de utilização de medicamentos genéricos em meio ambulatório atingiu os 52,2%, isto é, um aumento de um ponto percentual face a 2023, e um novo máximo.

Já em meio hospitalar, "a quota média de utilização de medicamentos biossimilares atingiu os 82% em 2024, o maior valor anual registado", adianta o regulador do medicamento.

MAIS NOTÍCIAS