SAÚDE QUE SE VÊ

PS/Açores questiona ausência de nomeação de administração da Unidade de Saúde em São Jorge

Lusa
28-10-2025 11:38h

O grupo parlamentar do PS/Açores questionou hoje o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre a demora na nomeação do novo conselho de administração da Unidade de Saúde de São Jorge, há cerca de nove meses sem presidente.

Em comunicado, o PS/Açores refere que a ausência de nomeação do conselho de administração da Unidade de Saúde de São Jorge “tem vindo a prejudicar a coordenação e o normal funcionamento dos serviços de saúde na ilha”.

Por isso, acrescentam os socialistas, é “urgente que o Governo Regional regularize a situação” da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, assegurando uma “gestão estável e eficiente que garanta a continuidade e a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população da ilha”.

Citada na nota de imprensa, a deputada socialista Isabel Teixeira, eleita pela ilha de São Jorge, considera “inaceitável que uma estrutura essencial à prestação de cuidados de saúde esteja há tanto tempo sem direção efetiva”, lembrando que a ausência de um órgão de gestão impede a tomada de várias decisões, incluindo a nomeação das direções clínicas e de enfermagem.

A deputada da bancada socialista salienta ainda que “os profissionais fazem o seu melhor, mas a falta de liderança formal fragiliza a organização e cria constrangimentos que acabam por afetar os utentes”.

MAIS NOTÍCIAS