A Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou hoje um vídeo que destaca o poder do apoio mútuo e da atividade física na prevenção e luta contra o cancro da mama.
O vídeo, lançado no âmbito da campanha Outubro Rosa, que promove a prevenção do cancro da mama, mostra uma mulher que, cansada durante uma corrida, encontra força no incentivo de outra corredora.
“Esta breve interação reflete a mensagem central da campanha: praticar desporto reduz a probabilidade de desenvolver cancro da mama e ajuda no tratamento. Simultaneamente, transmite que, assim como no desporto, também no combate ao cancro o apoio, a motivação e a partilha fazem toda a diferença”, explica a associação, em comunicado, para assinalar o Dia Mundial da Saúde da Mama, que se celebra hoje.
Segundo a associação, em Portugal, “surgem anualmente cerca de 9.000 novos casos de cancro da mama e mais de 2.000 mulheres morrem com esta doença”.
Apesar de o cancro da mama ser mais comum nas mulheres, “cerca de um em cada 100 casos ocorre em homens”, o que reforça a “importância de uma abordagem inclusiva na informação e sensibilização”.
Com o lançamento do vídeo, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) convida ainda à participação na “Rota Rosa”, um “conjunto de caminhadas solidárias e ações de sensibilização que decorrem em várias localidades do país ao longo de outubro”.
Através destas iniciativas, a associação pretende homenagear as mulheres com cancro da mama, reforçar a importância do rastreio e do diagnóstico precoce e mobilizar a sociedade para a prevenção da doença.
O vídeo já está a ser exibido em canais televisivos, nos comboios Alfa Pendular da CP e nas redes sociais e no ‘site’ oficial da LPCC.
Além do Dia Mundial da Saúde da Mama, a campanha Outubro Rosa vai ainda destacar este mês o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, que se assinala a 30 de outubro.