SAÚDE QUE SE VÊ

ULS da Guarda requalifica edifício-sede por 2,4 milhões de euros

Lusa
26-09-2025 17:35h

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda assinou o contrato de empreitada para a requalificação do edifício-sede, num investimento de cerca de 2,4 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Esta comparticipação, considerada excecional, resulta da persistência do Conselho de Administração junto da tutela, que tem feito, desde outubro de 2024, quando assumiu funções, as diligências necessárias para dar resposta aos problemas patentes no edificado”, realçou a ULS, numa nota enviada à agência Lusa.

O aviso-convite que integrou projetos de construção e requalificação ao abrigo do PRR tinha sido publicado em julho, no Diário da República, contemplando a candidatura para o Pavilhão 7 apresentada pela ULS da Guarda.

“As obras terão início a breve trecho e deverão estar concluídas no prazo de dez meses”, adiantou a unidade hospitalar presidida por Rita Figueiredo.

A intervenção contempla a substituição integral da cobertura, o reforço do isolamento e a instalação de novos sistemas de climatização, bem como a melhoria das condições de acessibilidade.

“Com esta requalificação, há muito aguardada, os serviços de saúde administrativos instalados no edifício passam a dispor de condições de trabalho mais adequadas e seguras”.

Na mesma nota, a ULS da Guarda recordou que já tinha investido mais de 50 mil euros na instalação de novos sistemas de climatização nos serviços de Cardiologia, Medicina B, Unidade da Dor, Unidade de AVC’s, Cuidados Paliativos e Oncologia Médica.

“Estas intervenções reforçam o compromisso da ULS da Guarda com a qualidade, eficiência e humanização dos cuidados de saúde, assegurando melhores condições tanto para os profissionais como para os utentes”.

A ULS da Guarda inclui os hospitais da Guarda e de Seia e assegura os cuidados de saúde em 13 dos 14 concelhos do distrito da Guarda, num total de 140 mil habitantes.

MAIS NOTÍCIAS