O médico e antigo deputado regional do PSD Luís Maurício foi hoje nomeado presidente da comissão que vai analisar o plano funcional destinado à reestruturação do Hospital de Ponta Delgada, alvo de um incêndio em 2024.
De acordo com um despacho publicado em Jornal Oficial, o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) nomeia o reumatologista Luís Maurício para presidir à comissão de análise que vai ter a missão de “proceder à discussão e ponderação do programa funcional apresentado pela administração do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada”.
Aquela comissão vai integrar, também, a presidente e diretora clínica do HDES, Paula Macedo, o enfermeiro-diretor Pedro Brázio, representantes das secretarias regionais das Infraestruturas e Finanças e um membro da direção regional de Saúde.
Também vão fazer parte da comissão, que tem a natureza jurídica de “estrutura de missão de caráter temporário”, os responsáveis pela Ordem dos Médicos e dos Enfermeiros nos Açores, Carlos Ponte e Pedro Soares, respetivamente.
Em 05 de maio, a presidente da administração do HDES afirmou que foi solicitado a duas empresas (Aripa – Ilídio Pelicano Arquitetos e Antares Consulting) a realização de dois programas funcionais para projetar o futuro do HDES.
Hoje, fonte oficial do Governo dos Açores adiantou à agência Lusa que os dois programas foram apresentados internamente aos diretores dos serviços do HDES, que sugeriram alterações que serão analisadas pela comissão.
A mesma fonte destacou, também, que os dois planos funcionais coincidem na necessidade de dar um perfil universitário ao HDES, além de sugerirem a modernização da infraestrutura, externalização de serviços e realização de intervenções na urgência, intensivos e bloco operatório.
O diploma que cria a comissão de análise estabelece que para a presidência deverá ser indicada “uma individualidade de reconhecido mérito na área da saúde”.
Luís Maurício é assistente Graduado de Reumatologia do HDES desde 2011, foi diretor do Serviço de Reumatologia naquele hospital e presta serviços no hospital da CUF.
Foi também deputado do PSD na Assembleia Regional (2012-2020), onde chegou a líder parlamentar em 2018, sendo atualmente presidente da assembleia da Comissão Política da ilha de São Miguel dos sociais-democratas açorianos.
O executivo açoriano aprovou a 04 de setembro a criação de uma comissão de análise para "discussão e ponderação" do programa funcional do HDES para obras de reparação após o incêndio de 2024.
No dia 04 de maio de 2024, o maior hospital dos Açores foi afetado por um incêndio, que obrigou à transferência de todos os doentes para outras unidades de saúde da região, da Madeira e do continente.
Os serviços do hospital reabriram de forma faseada e foi instalado um hospital modular junto ao edifício do HDES, que será alvo de obras de recuperação e modernização.