A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) recebe, na quarta-feira, a apresentação do Núcleo Universitário de Voluntariado de Estudantes de Medicina (NUVEM), um projeto pioneiro de voluntariado, que une formação académica e compromisso social.
"Em apenas uma semana de inscrições, que já fecharam, contabilizámos uma centena de voluntários, um número elevado que não esperávamos conseguir em tão pouco tempo", salientou à agência Lusa a vice-presidente do núcleo, Carolina Carvalho.
A estudante de medicina explicou que o objetivo passa pelos estudantes fazerem voluntariado em saúde de forma contínua durante um semestre, dedicando algumas horas por semana, "em estreita articulação com as instituições parcerias".
Salientando que a iniciativa foi "muito bem recebida" entre a comunidade estudantil, Carolina Carvalho referiu que, apesar das diversas ações de voluntariado, as iniciativas existentes eram muito pontuais e de difícil acesso.
"Temos instituições parceiras - como a Liga Portuguesa Contra o Cancro, Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Integrar e Cáritas Diocesana - que vão receber os voluntários", explicou.
Segundo Carolina Carvalho, dentro em breve deverá abrir um novo período de inscrições para mais voluntários.
O núcleo foi criado em 2019, mas acabou por estagnar com a chegada da pandemia da Covid-19 depois de ter efetuado uma campanha de recolha de alimentos. A primeira direção acabou por ser eleita em maio deste ano.
Em comunicado enviado à agência Lusa, pode ler-se que o "NUVEM é um projeto pioneiro que integra estudantes e docentes da FMUC na criação de um espaço de voluntariado contínuo em saúde e comunidade, com forte impacto social, académico e pedagógico".
"Simboliza a união entre formação académica e compromisso social. Queremos aprender a servir e servir para aprender – este é apenas o começo de uma nova forma de cuidar e transformar a formação médica em Coimbra", sustentou Guilherme Teles, presidente do núcleo, citado na nota.
A cerimónia de apresentação do NUVEM decorre na quarta-feira, no Polo III – Polo das Ciências da Saúde, Subunidade 3, a partir das 18:00.