SAÚDE QUE SE VÊ

Mogadouro transforma antiga cantina escolar em polo de saúde do Hospital Terra Quente

Lusa
10-09-2025 18:27h

A antiga cantina escolar de Mogadouro foi transformada num polo do Hospital Terra Quente (HTQ) para prestar cuidados de saúde à população e evitar deslocações aos hospitais de referência instalados nas grandes cidades, foi hoje divulgado.

“Este polo do HTQ é resultado de uma parceria com o município de Mogadouro. Esta unidade está instalada na antiga cantina da Escola Secundária, edifício que foi requalificado e adaptado para fins de saúde, com várias salas e gabinetes clínicos totalmente equipados para receber utentes e profissionais”, disse à Lusa o presidente do Conselho de Administração do HTQ, Manuel Lemos.

Segundo o responsável, “a decisão de abrir este novo polo resulta da identificação de uma necessidade real da população local, que enfrenta constrangimentos de acesso a cuidados de saúde diferenciados e de especialidade, muitas vezes devido à distância geográfica ou à escassez de oferta”.

“Acreditamos que o interior precisa de respostas inteligentes, funcionais e próximas. Este polo foi concebido para servir com dignidade e qualidade, sem substituir o que já existe, mas reforçando a capacidade de resposta onde ela é mais necessária", indicou.

Segundo Manuel Lemos, o Polo de Mogadouro do HTQ "não pretende replicar estruturas hospitalares existentes, mas sim complementar a resposta de saúde local com serviços resolutivos, integrados e acessíveis”.

Esta nova unidade de saúde vai disponibilizar serviços de enfermagem, posto de colheitas, consultas de especialidade e exames intracapsulares.

“Todos os utentes terão a possibilidade de ser integrados na rede da Terra Quente Saúde, beneficiando de um percurso clínico articulado com os Hospitais de Mirandela e Bragança”, vincou o administrador.

O Polo Mogadouro contará com várias especialidades médicas que respondem às principais necessidades identificadas na região, nomeadamente cardiologia, cirurgia geral, medicina geral e familiar, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia entre outras.

“Estas especialidades serão asseguradas por profissionais qualificados e integrados na rede do grupo, permitindo um acompanhamento próximo e coordenado com outras unidades”, indicou o grupo HTQ.

O polo de Mogadouro do HTQ funcionará com um conjunto alargado de convenções com o SNS e subsistemas do estado e acordos com seguradoras, facilitando o acesso dos utentes a consultas e exames.

Nos primeiros dias após a inauguração, que acontece na próxima segunda-feira, a unidade vai disponibilizar rastreios médicos gratuitos à população, incluindo uma breve avaliação geral do estado de saúde e avaliação de risco cardiovascular.

MAIS NOTÍCIAS