O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, inaugurou oficialmente hoje a Unidade de Saúde de Sapadores/Graça, equipamento que vai prestar cuidados de saúde a 15.200 utentes da freguesia da Penha de França.
A nova unidade, cuja inauguração oficial decorreu hoje de manhã e contou com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, teve um investimento de cerca de cinco milhões de euros e está a funcionar “há muito pouco tempo”.
“Começou a funcionar há dois ou três meses. […] Quando estão prontos, começam logo a funcionar, pois cada dia é importante para as pessoas”, disse Carlos Moedas, após a cerimónia.
A nova unidade de saúde está preparada para, além de efetuar cuidados de saúde primários, realizar exames de diagnóstico e prestar cuidados especializados em saúde materna e infantil, medicina dentária, nutricionista, psicologia, análises e assistência ao domicílio, segundo a autarquia.
“As autarquias, as autarquias em Lisboa em particular, têm estado a fazer um grande papel na ajuda naquilo que são os cuidados das pessoas. Neste últimos quatro anos fizemos seis centros de saúde e três construções vão acabar brevemente, que é o caso do Parque das Nações, da Ribeira Nova e depois Campo de Ourique”, disse.
Carlos Moedas, que se recandidata ao cargo em outubro por uma coligação liderada pelo PSD, lembrou que neste mandato foram investidos 1,2 mil milhões de euros na cidade entre creches, escolas e centros de saúde.
“Isto é complementar o Estado social nacional com o estado social local e tem sido esta a minha missão: cuidar das pessoas, dar condições às pessoas. Temos tido um papel muito importante naquela que é a complementaridade do Serviço Nacional de Saúde”, sublinhou.
O autarca destacou a criação recente de duas clínicas de proximidade no Bairro do Armador e outro na Alta de Lisboa, onde os munícipes “podem ir ao médico sem marcar consulta”.