Doze centros de saúde do distrito de Portalegre vão ser requalificados, num investimento superior a 3,5 milhões de euros, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo.
Em comunicado, a ULS do Alto Alentejo indicou que vão ser alvo de intervenção os centros de saúde de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Elvas, Fronteira, Gavião, Monforte, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.
De acordo com o documento, o investimento é suportado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A empreitada “tem como objetivo melhorar as condições físicas e funcionais das unidades, promovendo a eficiência energética, a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais”, precisou a ULS.
A diversidade das obras previstas, acrescentou a mesma instituição, “reflete a preocupação” em adaptar cada espaço às necessidades específicas da comunidade que serve.
Entre os trabalhos a realizar, incluem-se a substituição de portas, reparações em coberturas, criação de novos gabinetes, fornecimento e colocação de sinalética direcional e informativa, bem como a aquisição de equipamentos essenciais, entre outros.
“Estas intervenções visam não só modernizar as infraestruturas, mas também garantir ambientes mais acolhedores e funcionais, reforçando a qualidade dos cuidados de saúde prestados”, pode ler-se no comunicado.
O investimento, segundo a ULS do Alto Alentejo, representa um “passo significativo” na valorização da rede de cuidados primários na região e “reforça o compromisso” com a melhoria contínua dos serviços de saúde.