O Ministério da Saúde da Etiópia lançou uma iniciativa com a ONU no país para acelerar a prevenção da desnutrição infantil, anunciou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS) em África.
De acordo com o comunicado da OMS em África, esta iniciativa (JUNIPr), que tem uma duração de cinco anos, visa acelerar os esforços etíopes para prevenir a desnutrição infantil — uma forma grave e potencialmente fatal de desnutrição que afeta mais de 11% das crianças com menos de 5 anos no país.
"O workshop de co-criação de quatro dias, que decorreu na cidade de Adama de 17 a 20 de julho, marcou o primeiro passo" desta iniciativa, explicou.
A próxima etapa do programa incluirá uma análise "contextual aprofundada, revisão de dados e um segundo workshop nacional no início de 2026 para finalizar o pacote de intervenção", frisou a organização.
Para a OMS, a experiência da Etiópia servirá de modelo para outros países que procuram combater a desnutrição infantil através de uma abordagem colaborativa e baseada em sistemas.
O programa, na Etiópia, é uma parceria entre o Ministério Federal da Saúde, a OMS, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Programa Alimentar Mundial (PAM).
A JUNIPr está atualmente a ser testada na Etiópia, no Mali e no Bangladesh, concluiu.