SAÚDE QUE SE VÊ

Macedo de Cavaleiros já tem Unidade de Saúde Familiar

05-08-2025 16:47h

O concelho de Macedo de Cavaleiros tem, pela primeira vez, uma Unidade de Saúde Familiar, modelo B, constituída por 21 profissionais de saúde, anunciou hoje o município.

A Unidade de Saúde Familiar (USF), modelo B, está a funcionar no Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, desde sábado e é constituída por nove médicos, seis enfermeiros e seis assistentes técnicos, adiantou o município à Agência Lusa.  

Estas unidades prestam cuidados de saúde à população, através de uma contratualização com os Agrupamentos de Centros de Saúde ou com as Unidades Locais de Saúde.

Funcionam de forma autónoma e a equipa multidisciplinar é remunerada consoante o desempenho e os objetivos alcançados.  

“Está comprovado que este modelo atende mais utentes por médico e realiza mais consultas, mais vigilâncias e mais rastreios, contribuindo para a verdadeira prevenção da doença e diminuindo internamentos hospitalares”, salientou o município, em comunicado. 

Macedo de Cavaleiros tem agora a oitava USF, modelo B, do distrito de Bragança. A primeira foi criada no início de 2024, no Centro de Saúde 1 de Mirandela e nesse ano, o Governo, na altura liderado por António Costa, anunciou a criação de 222 Unidades de Saúde Familiar por todo o país. 

Segundo a Unidade Local de Saúde do Nordeste, atualmente há também uma USF, modelo B, no Centro de Saúde da Sé e duas no Centro de Saúde de Santa Maria, ambos em Bragança, uma no Centro de Saúde de Miranda do Douro, outra no Centro de Saúde de Vinhais e outra no Centro de Saúde de Mogadouro.  

Já existiu também uma Unidade de Saúde Familiar, modelo B, em Torre de Dona Chama, vila do concelho de Mirandela, mas acabou por ser desativada em 2012, por não ter alcançado as metas determinadas.  

MAIS NOTÍCIAS