SAÚDE QUE SE VÊ

Canadá promete continuar a apoiar Moçambique na saúde e educação

29-07-2025 12:02h

O Canadá garantiu hoje que vai continuar a apoiar Moçambique nos setores de saúde e educação e nas políticas de emprego e oportunidades económicas para a juventude em 2026, face à redução dos recursos externos.

“Em 2026, o Canadá assumirá o papel de parceiro focal do Fundo de Apoio ao Setor da Educação (FASE), o que permitirá um apoio mais direcionado à educação voltada para o emprego e oportunidades económicas para a juventude moçambicana”, lê-se no comunicado do Alto Comissariado do Canadá em Moçambique.

Em 21 de julho, a Alta Comissária de Canadá em Moçambique, Sara Nicholls, reuniu com o Presidente moçambicano, Daniel Chapo, no âmbito do fim da sua missão diplomática no país.

Durante a reunião foram abordados prioridades comuns no setor da educação, com o comissariado a garantir continuar a apoiar os esforços para melhorar o acesso aos livros escolares, reforçar a formação contínua dos professores e o incremento do financiamento às escolas, sobretudo num contexto de “redução dos recursos externos”.

Para além da saúde e educação, os dois governos manifestaram interesse em apoiarem-se no combate aos “desafios sistémicos” que incluem sobretudo as uniões prematuras.

“Ambos os países reafirmaram o compromisso de enfrentar desafios sistémicos, incluindo uniões prematuras, violência baseada no género, crianças afetadas por conflitos e a necessidade de criar oportunidades de emprego digno para os jovens”, lê-se no comunicado do Canadá.

O Governo do Canadá disponibilizou este mês 9,7 milhões de dólares canadianos (seis milhões de euros) para apoiar organizações de direitos das mulheres e consolidar a identidade feminista em Moçambique.

Trata-se de um apoio no âmbito da fase II ao programa ALIADAS, uma iniciativa de cinco anos financiada pelo Global Affairs Canada (GAC) no âmbito do compromisso do Governo canadiano em promover os direitos das mulheres e a igualdade de género em países do Sul Global.

MAIS NOTÍCIAS