SAÚDE QUE SE VÊ

Governo: Sindicato do médicos reconhece “capacidade de diálogo” à ministra da Saúde

LUSA
04-06-2025 17:42h

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou Ana Paula Martins, hoje reconduzida como ministra da Saúde, uma “pessoa com capacidade de diálogo”, alegando o acordo assinado que permitiu valorizar os clínicos.

“Sabemos que é uma pessoa com capacidade de diálogo e, em conjunto com o SIM, conseguimos um acordo que valoriza os médicos e que introduz uma perspetiva futura de melhoria das remunerações e das condições de trabalho”, adiantou Nuno Rodrigues à Lusa.

Segundo o dirigente sindical, está por dias a publicação do novo Acordo Coletivo de Trabalho dos Médicos assinado com o SIM, mas o sindicato pretende agora insistir na resolução de outras matérias, como a avaliação dos médicos.

“Setenta por cento dos médicos nunca foram avaliados e 50% dos médicos estão na primeira posição da carreira”, salientou Nuno Rodrigues, para quem “isto tem de mudar”, os conselhos de administração das unidades locais de saúde devem aplicar de facto a avaliação aos médicos.

Segundo o secretário-geral do SIM, Ana Paula Martins tem conhecimento dos dossiers e o sindicato está confiante que “permaneça o clima de diálogo e que vão sendo resolvidos problemas” desta classe profissional e do Serviço Nacional de Saúde.

A proposta de nomeação de Ana Paula Martins consta de uma nota no portal da Presidência da República, divulgada após o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, ter aceitado a lista de ministros do XXV Governo Constitucional entregue pelo primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro.

Luís Montenegro e os ministros do XXV Governo Constitucional deverão tomar posse na quinta-feira, às 18:00, e os secretários de Estado na sexta-feira.

MAIS NOTÍCIAS