SAÚDE QUE SE VÊ

Febre de Lassa já contagiou 4.700 nigerianos e matou 156 desde o início do ano

LUSA
10-05-2024 14:44h

As autoridades sanitárias nigerianas confirmaram hoje que a febre de Lassa já contagiou mais de 4.700 pessoas e matou 156 desde o início do ano, num contexto de aumento generalizado de casos em relação a 2023.

O Centro de Controlo de Doenças da Nigéria (NCDC) registou um aumento de infeções nos estados de Ondo, Bauchi, Gombe e Taraba, onde os doentes representam 37% dos casos positivos.

Além disso, 28 estados confirmaram pelo menos um caso da febre, segundo a mais recente avaliação divulgada pela agência federal.

A Cruz Vermelha na Nigéria alertou, no final do mês de abril, para a propagação da febre no país, uma doença endémica transmitida através das fezes ou da urina de roedores.

Cerca de 80% das pessoas infetadas com o vírus de Lassa são assintomáticas e uma em cada cinco infeções resulta em doença grave, com mazelas em vários órgãos, incluindo o fígado, o baço e os rins.

Não se conhece nenhuma vacina contra a febre de Lassa.

O NCDC lamentou as enormes dificuldades enfrentadas pelas equipas de resposta para lidar com a doença.

"Constatamos que as condições de higiene ambiental são muito más, especialmente nas comunidades mais afetadas, onde a sensibilização para o impacto desta doença também não é muito elevada", comunicou o NCDC.

A instituição estatal também referiu que o elevado custo dos tratamentos da doença leva muitos doentes a tentarem ultrapassá-la sem ajuda especializada, com um consequente perigo acrescido para as suas vidas.

MAIS NOTÍCIAS