SAÚDE QUE SE VÊ

Obras após incêndio na psiquiatria do hospital de Penafiel vão arrancar em maio

Lusa
22-03-2024 17:39h

As obras no serviço de Saúde Mental do hospital Padre Américo, em Penafiel, afetado por um incêndio em 26 de dezembro, deverão arrancar em maio, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.

Segundo a fonte, a empreitada tem um prazo de execução de 90 dias e destina-se a repor as condições normais de funcionamento, não estando prevista qualquer alteração ou ampliação da sua capacidade.

De acordo com o concurso público da empreitada lançado pela Unidade Local de Saúde Tâmega e Sousa, EPE, à qual pertence o hospital, o preço base é de 288.800 euros.

“A administração entende que este é um assunto de máxima importância para o serviço de Saúde Mental, pelo que está empenhada em restabelecer o normal funcionamento do internamento no curto prazo, providenciando a abertura do concurso para a execução da obra”, refere-se num esclarecimento enviado à Lusa.

Na sequência do incêndio, alegadamente provocado por um utente, os doentes do internamento do Serviço de Saúde Mental foram transferidos para o Trofa Saúde Senhor do Bonfim.

Segundo a administração, tratava-se, à data, do “hospital mais próximo que garantia a prestação de cuidados assistenciais adequados às necessidades desta tipologia de doentes”.

As restantes áreas, nomeadamente urgência e consulta, continuaram a “funcionar normalmente no hospital” Padre Américo.

Aquela unidade hospitalar serve 11 municípios da região do Tâmega e Sousa (interior do distrito do Porto), correspondendo a cerca de meio milhão de utentes.

MAIS NOTÍCIAS