SAÚDE QUE SE VÊ

Farmacêutica Novo Nordisk vai adquirir a Cardior Pharmaceuticals por 925 ME

Lusa
25-03-2024 12:10h

A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, que possui atividade em Portugal, chegou a um acordo para adquirir a Cardior Pharmaceuticals por 1.100 milhões de dólares (cerca de 925 milhões de euros).

A operação ocorre numa altura em que a multinacional dinamarquesa, que fabrica medicamentos para a perda de peso, prossegue a sua expansão para tratamentos contra as doenças cardiovasculares, explica-a a empresa em comunicado, citado pela agência financeira Bloomberg.

O fabricante do medicamento Wegovy, que ajuda obesos a reduzirem o excesso de peso, esclarece também que irá efetuar um pagamento adiantado à Cardior, seguido de pagamentos adicionais, dependendo da concretização de certos objetivos previstos.

A Cardior está também a desenvolver terapias que visam o RNA (ácido ribonucleico), como forma de prevenir e inverter as doenças cardíacas.

O acordo hoje alcançado inclui o composto principal da Cardior, que se encontra atualmente na Fase 2 dos ensaios clínicos para o tratamento da insuficiência cardíaca.

A Novo Nordisk afirmou que a aquisição é um “passo importante” no objetivo de criar uma carteira medicamentos para o tratamento das doenças cardiovasculares, a causa mais comum de morte em todo o mundo.

Recentemente, o Wegovy, medicamento contra a obesidade, foi aprovado nos Estados Unidos também como fármaco que reduz o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, uma medida que poderá expandir ainda mais a sua utilização, segundo a Bloomberg.

A Cardior Pharmaceuticals é uma empresa pioneira na descoberta e desenvolvimento de terapêuticas à base de ARN concebidas para prevenir, reparar e inverter doenças cardíacas.

MAIS NOTÍCIAS