SAÚDE QUE SE VÊ

Médicos portugueses formam em Cabo Verde sobre Medicina da Dor e Cuidados Paliativos

Lusa
17-01-2024 18:41h

Especialistas da Iniciativa Médica 3M (IM3M), vão estar entre sábado e 29 de janeiro em Cabo Verde para ministrar um Curso Intensivo em Medicina da Dor e em Cuidados Paliativos para mais de 100 profissionais de saúde cabo-verdianos.

Em comunicado enviado à Lusa, a IM3M relata que a missão acontece a convite do Ministério da Saúde daquele país africano e decorrerá na Cidade da Praia, onde estiveram em 2022 para ensinar Cuidados Paliativos.

A comitiva será formada por seis médicos, um psicólogo, uma assistente social, uma instrutora de ioga e um mestre em ciências do Desporto e instrutor de Pilates, revelou à Lusa o médico Hugo Ribeiro.

Segundo aquela organização sem fins lucrativos, viajarão para Cabo Verde … especialistas nas áreas da Geriatria, Medicina da Dor e Cuidados Paliativos, que ficarão também responsáveis por seis ‘workshops’ sobre exercício físico e terapêuticas não farmacológicas para a prevenção e tratamento da dor que duração nove horas e se destinam a cerca de 60 profissionais de saúde.

O grupo de médicos participará ainda em tertúlias-debates sobre o autoconhecimento para a prevenção do ‘burnout’ (esgotamento), para 40 pessoas.

Cidades compassivas: presente e futuro, da comunidade à administração pública, para 70 pessoas, será o segundo dos debates agendados, estando prevista a participação do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, o Secretário Adjunto da Saúde de Cabo Verde, a Diretora Nacional de Saúde de Cabo Verde, a Diretora Nacional do Plano Contra as Doenças Oncológicas e a Diretora Nacional do Plano Nacional dos Cuidados Paliativos, entre outros, descreve a nota de imprensa.

Do conjunto das tertúlias faz ainda parte uma partilha de experiências sobre “o diagnóstico ao fim de vida - casos que nos marcam”, destinada a 40 participantes, lê-se ainda.

Durante esta missão, continua o comunicado, estão previstas reuniões com responsáveis do Ministério da Saúde de Cabo Verde e da Universidade de Cabo Verde, com o objetivo de firmar acordos bilaterais para o desenvolvimento da Medicina da Dor e dos Cuidados Paliativos no arquipélago.

Os especialistas farão ainda sessões de consultadoria no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, em vários serviços, para apoio às decisões terapêuticas a doentes internados neste hospital, particularmente casos mais complexos.

MAIS NOTÍCIAS