Portugal continental registou 293 ocorrências. Todos os distritos estão sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte. Agitação marítima coloca Lisboa, Setúbal e Leiria sob aviso laranja.
Portugal continental registou, entre as 14h00 de terça-feira e as 7h00 desta quarta-feira, 293 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria na Península de Setúbal e Área Metropolitana do Porto, sem causar vítimas ou danos.
“Registámos entre as 14h00 (de terça-feira), hora em que se iniciou o estado de alerta especial da proteção civil, e as 7h00 de hoje 293 ocorrências no âmbito da meteorologia extrema, sendo que as regiões mais afetadas são a Península de Setúbal e a Área Metropolitana do Porto e a tipologia de ocorrência mais frequente é a queda de árvores, inundações e queda de estruturas”, disse à Lusa o comandante Miguel Oliveira.
De acordo com o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), na Península de Setúbal foram registadas 61 ocorrências e na Área Metropolitana do Porto 46.
“Não há vítimas nem danos graves a registar, nem temos conhecimento de estradas cortadas”, disse.
Contactado cerca das 7h00 pela Lusa, fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa disse que “a noite foi calma, tendo sido registadas ocorrências sem gravidade”.
Na terça-feira, a Proteção civil registou entre as 14h00 e as 23h00 mais de 200 ocorrências, a maioria quedas de árvore ou estruturas, sendo que 75 ocorreram na região Norte e 53 na Península de Setúbal.
A região de Lisboa e Vale do Tejo registou a maioria das ocorrências.
Os 18 distritos do continente estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e de vento, devido aos efeitos da depressão Irene, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre estão sob aviso amarelo devido à chuva e vento até às 18h00 desta terça-feira, enquanto em Évora, Faro, Setúbal e Beja o alerta é até às 12h00. No Porto, Braga e Viana do Castelo o alerta de chuva é até às 18h00, enquanto o de vento termina às 06h00 desta terça-feira.
Em Santarém o alerta de chuva termina às 18h00 e o de vento às 12h00, em Lisboa o aviso amarelo de chuva termina às 12h00 e o de vento às 18h00, e em Aveiro o de chuva termina às 18h00 e o de vento às 21h00, de acordo com o IPMA.
Lisboa, Setúbal e Leiria estão, esta quarta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, segundo o IPMA, que colocou também todos os distritos do continente a amarelo por causa da chuva e vento fortes.
Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira estão a ser afetados pela depressão Irene com ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima até ao final do dia desta quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja de agitação marítima com ondas de sudoeste com 5 a 5,5 metros para os distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria entre as 09h00 e as 15h00 desta quarta-feira, passando depois a amarelo até às 6h00 de quinta-feira.
Os restantes distritos da costa (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Beja e Faro) estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sudoeste com 4 a 5 metros entre as 09h00 desta quarta-feira e as 6h00 de quinta-feira.
De acordo com informação disponível na página da Autoridade Marítima Nacional e Marinha Portuguesa, estão fechadas a toda a navegação as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Portinho da Ericeira, Alvor, Vila Real de Santo António, Lagos, Olhão, Quarteira, Tavira e Vilamoura no continente e Santa Cruz das Flores, Barra do Porto da Casa (ilha do Corvo) e Lajes das Flores.
Estão ainda condicionadas as barras de Aveiro, Figueira da Foz e Portimão.
O IPMA colocou também a costa sul da ilha da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo até às 12h00 desta quarta-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros, passando a ondas de oeste.