SAÚDE QUE SE VÊ

Mais de um milhão de pessoas perdem elegibilidade para programa de saúde nos EUA

Lusa
20-06-2023 08:11h

Mais de um milhão de pessoas foram retiradas do programa Medicaid nos últimos meses, à medida que os Estados norte-americanos reduzem os programas de cobertura de saúde depois do fim da pandemia do novo coronavírus.

O Medicaid é um programa que oferece coberturas a pessoas com baixos rendimentos, famílias e crianças, grávidas, idosos e pessoas portadoras de deficiência. Este programa segue orientações federais, mas a cobertura e os custos diferem de Estado para Estado.

A maior parte das pessoas foi retirada das listagens por não terem preenchido impressos.

Apesar de a revisão da elegibilidade ter sido solicitada pelo governo federal, o Executivo do presidente Joe Biden não está muito satisfeito com a eficiência demonstrada por alguns Estados na realização da tarefa.

Já foi cancelada a elegibilidade para o programa a cerca de 1,5 milhões de pessoas, em mais de duas dezenas de Estados que começaram o processo em abril ou maio, pelo levantamento feito pela Associated Press.

O Estado da Florida destaca-se com a retirada da capacidade de acesso ao programa a várias centenas de milhar de pessoas.

A nível nacional estão inscritas no Medicaid mais de 93 milhões de pessoas a nível nacional, segundo dados de fevereiro, cerca de 33% acima do total anterior à pandemia, em janeiro de 2020.

A cobertura pode ser restaurada de forma retroativa, se as pessoas apresentarem informação que mostre a sua elegibilidade dentro de um prazo determinado.

MAIS NOTÍCIAS