SAÚDE QUE SE VÊ

Utentes de Vila Franca de Xira formam “cordão humano” para pedir mais médicos de família

LUSA
27-01-2023 19:32h

Utentes do concelho de Vila Franca de Xira vão formar, no sábado, um “cordão humano” junto ao centro de saúde de Alverca para exigir mais médicos de família, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.

A iniciativa começa às 10:30 e é organizada pelas comissões de utentes de saúde de Alverca e também do Bom Sucesso e Arcena, freguesias do concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa.

“Vamos continuar a lutar por quem não tem médico de família”, afirmou Maria Pinto, membro da Comissão de Utentes de Saúde do Bom Sucesso e Arcena, à Lusa.

Segundo a representante dos utentes, existem atualmente “entre 4.000 e 5.000 utentes” sem médico de família no Bom Sucesso e em Arcena.

De acordo com Vânia Hilário, também membro daquele movimento pela saúde, aquele número “melhorou”, uma vez que em dezembro de 2022 registavam-se cerca de 7.000 utentes sem profissional de saúde atribuído.

Maria Pinto explicou que o centro de saúde do Bom Sucesso conta agora com mais uma médica de família.

Ainda assim, a falta de profissionais na região do Estuário do Tejo mantém-se, o que tem levado os utentes dos concelhos de Alenquer, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira a manifestarem-se e a pedirem mais médicos de família.

No caso de Vila Franca de Xira, o presidente da Câmara Municipal e os seis presidentes de Junta de Freguesia pediram, no dia 09 de janeiro, uma audiência urgente ao ministro da Saúde e ao diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde devido a esta carência.

Num ofício conjunto, os autarcas pediram que se criassem mecanismos públicos ou de colaboração com os privados e setor social para dotar os centros de saúde de meios capazes de garantir uma resposta adequada às necessidades da população.

No mesmo documento, recordam que, desde o início do ano, a Unidade de Saúde Familiar e o Centro de Saúde de Alhandra se encontram com 15.137 inscritos sem médico de família, enquanto no Forte da Casa 11.361 utentes não têm profissional atribuído.

MAIS NOTÍCIAS