SAÚDE QUE SE VÊ

Síria: ONU defende serem necessários mais fundos para salvar vidas no inverno

LUSA
24-11-2022 23:04h

A Organização das Nações Unidas (ONU) defendeu hoje serem necessários fundos adicionais para salvar a vida seis milhões de sírios no inverno.

“São urgentemente necessários fundos adicionais para ajudar seis milhões de pessoas a Síria, este inverno, incluindo grupos vulneráveis”, indicaram, em comunicado, dois altos funcionários do escritório de coordenação dos Assuntos Humanitários (Ocha) da ONU.

Conforme alertaram, se não for mobilizado um financiamento adicional, “milhões de pessoas ficarão desprotegidas contra um inverno rigoroso”.

A ONU sublinhou que o racionamento de energia e a escassez de combustíveis deixaram muitas famílias sem uma alternativa, acrescentando estar “particularmente preocupada com as famílias que não podem pagar a eletricidade”.

Segundo esta organização, 90% da população síria vive abaixo da linha da pobreza, resultado da guerra civil, que provocou quase meio milhão de mortes.

“Este é o décimo segundo ano de crise e o décimo segundo inverno de dificuldades para a população síria”, assinalou, citado na mesma nota, o coordenador interno do Ocha, ElMostafa Benlamlih.

MAIS NOTÍCIAS