Fausto Pinto esteve no programa Pura Vida, e anunciou à jornalista Irina Ribeiro, que se candidata à liderança da Ordem dos Médicos. A candidatura será apresentada esta quinta-feira enquanto as eleições se realizam em 2023. Na corrida ao lugar de Miguel Guimarães já está o médico reumatologista Jaime Branco.
“Ouvir os médicos, construir o futuro” - este é o lema da candidatura de Fausto Pinto à liderança Ordem dos Médicos.
Em entrevista ao programa Pura Vida, na passada sexta-feira, o médico cardiologista e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, explicou que pretende “colocar o prestigio da Ordem dos Médicos ao serviço das populações”.
Fausto Pinto sublinha a importância de trabalhar em união com a comunidade e conseguir prepará-la para enfrentar melhor a doença. Afirma que os médicos têm aqui, uma responsabilidade acrescida, porque estão próximos da população.
As eleições para a Ordem dos Médicos estão agendadas para Janeiro de 2023.
Na corrida apresentam-se para já duas listas encabeçadas por Fausto Pinto e Jaime Branco.
O médico reumatologista e professor catedrático, Jaime Branco, esteve oito anos à frente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, avançou alegando preocupação com a “crescente deterioração do SNS”.
Fausto Pinto é diretor do serviço de cardiologia e do departamento de coração e vasos do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. É também diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, presidente da World Heart Federation e do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa