SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Primeiro cidadão russo diagnosticado com o novo coronavírus

LUSA
17-02-2020 13:40h

Uma mulher russa a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess, que está em quarentena num porto no Japão, é a primeira pessoa da Rússia a ser diagnosticada com o novo coronavírus (Covid-19), informaram hoje as autoridades russas.

A mulher será transferida para um hospital e receberá tratamento, disse a embaixada da Rússia no Japão na sua conta na rede social Facebook.

Não ficou claro se a mulher seria transferida para um hospital na Rússia ou no Japão.

Desde o início do surto de coronavírus, o Governo russo suspendeu a maior parte de seu tráfego aéreo para a China.

Todos os comboios que ligam a Rússia à China e o território russo à Coreia do Norte foram suspensos, assim como a fronteira terrestre da Rússia com a China e a Mongólia está encerrada.

Moscovo deixou temporariamente de emitir vistos de trabalho para cidadãos chineses e os estudantes chineses que haviam saído para as férias do Ano Novo Lunar na China foram convidados a não retomar aos seus estudos nas universidades russas até 01 de março.

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, disse que a Rússia pode começar a deportar estrangeiros infetados pelo vírus.

O coronavírus Covid-19 provocou 1.775 mortos e infetou cerca de 71.300 pessoas a nível mundial.

A maioria dos casos ocorreu na China, onde a epidemia foi detetada no final de 2019.

Além de 1.770 mortos na China continental, há a registar um morto na região chinesa de Hong Kong, um nas Filipinas, um no Japão, um em França e um em Taiwan.

As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província de Hubei, no centro do país, para tentar controlar a epidemia, medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.

Em Portugal, há neste momento duas pessoas internadas, no Porto e em Lisboa, por suspeita de infeção com o vírus.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), aguardam-se os resultados de análises pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) para confirmar ou despistar o Covid-19 nestes dois casos.

Já houve em Portugal outros oito casos suspeitos, que não se confirmaram.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), há 45 casos confirmados na União Europeia e no Reino Unido.

MAIS NOTÍCIAS