SAÚDE QUE SE VÊ

Coimbra vai melhorar acesso rodoviário ao Hospital Pediátrico

LUSA
05-03-2021 18:20h

O município de Coimbra vai melhorar os acessos rodoviários ao Hospital Pediátrico através de uma nova ligação entre as circulares interna e externa da cidade, foi hoje anunciado.

A proposta do executivo socialista liderado por Manuel Machado passa por construir uma estrada entre a rotunda a norte do Hospital Pediátrico (rua Camilo Pessanha) e a rotunda da circular externa, entre as vias António Moreira e Augusto Vaz Serra, localizada mais a nascente.

A ideia, que "já tem vários anos" e conta com projeto de execução elaborado, segundo um comunicado da autarquia, vai ser analisada e votado na próxima reunião do executivo municipal, na segunda-feira.

Segundo a nota, vai haver necessidade de se proceder à revisão e atualização do projeto de execução, tendo em conta as alterações topográficas entretanto efetuadas com a construção do Hospital Pediátrico e a necessidade de atualização dos projetos de especialidade.

Na reunião de segunda-feira, será votada analisada a proposta de definição do traçado e a contratação de serviços externos para a elaboração da revisão e atualização do estudo prévio e realização das sondagens e levantamentos complementares necessários à caracterização geotécnica da zona da via.

O comunicado refere ainda que está previsto o desenvolvimento do processo de aquisição das parcelas de terreno necessárias à execução da obra.

A ligação ao Hospital Pediátrico de Coimbra a partir da Baixa da cidade está também incluída na Linha do Hospital do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que consiste na implementação de um 'metrobus' (veículos elétricos a baterias) a operar no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra.

O projeto de execução da Linha do Hospital - que faz ligação direta da Baixa da cidade e da Linha da Lousã aos Hospitais da Universidade de Coimbra, Instituto Português de Oncologia e Hospital Pediátrico - foi aprovado pelo município de Coimbra no dia 22 de fevereiro.

MAIS NOTÍCIAS