SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Antiga escola da Póvoa de Varzim pronta para vacinação da segunda fase

LUSA
02-02-2021 19:08h

A Câmara da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, adaptou as instalações de uma antiga escola como ponto de vacinação contra a covid-19 no concelho, anunciou hoje o presidente da autarquia.

Segundo Aires Pereira, as instalações, que terão uma capacidade para atender 500 utentes por dia, estarão prontas para o início da inoculação, já esta quinta-feira, para idosos com mais de 80 anos e pessoas com 50 anos ou mais que sofram de patologias consideradas de risco.

"Sempre dissemos que seríamos parte da solução e disponibilizamos os nossos equipamentos municipais para este processo de vacinação, e recentemente as autoridades de saúde local contactaram-nos e visitaram este espaço que corresponde a todas as necessidades", explicou Aires Pereira à Agência Lusa.

O autarca detalhou que o ponto de vacinação foi montado no pavilhão da antiga Escola do Cruzeiro, na freguesia de Aver-o-Mar, edifício que atualmente servia como Centro Ocupacional.

"É um espaço com boas acessibilidades, sem barreiras arquitetónicas, que permite circuitos de entrada e saída. Montamos os equipamentos necessários, nomeadamente uma rede informática, e vamos disponibilizar pessoal da autarquia para tarefas administrativas e de limpeza", completou o presidente da Câmara.

Aires Pereira disse não ter ainda informações sobre quantas pessoas serão vacinadas nesta fase, lembrando que "tudo dependerá das doses disponíveis", e garantindo que "o espaço estará disponível o tempo que for preciso".

"Também no concelho de Vila do Conde, que vai igualmente usar este espaço para a vacinação, estamos a falar num universo de 12 mil pessoas que preenchem os critérios para receberem a vacinação nesta fase. A estrutura logística montada permite atender 500 utentes por dia", explicou.

Para os residentes em Vila do Conde que se tenham de deslocar ao concelho vizinho da Póvoa de Varzim, a autarquia está já a articular meios de transporte necessários.

"Para fazer face às dificuldades que possam surgir com as deslocações dos nossos Munícipes, a Câmara de Vila do Conde manifesta total disponibilidade para, em conjunto com as Juntas de Freguesia, acionar um plano que permita assegurar o transporte de todos quantos tenham dificuldade nesta deslocação", pode ler-se numa nota daquele município.

MAIS NOTÍCIAS