SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Sobe para 43 número de infetados do lar da Lomba em Gondomar

27-01-2021 18:06h

Subiu para 43 o número de utentes infetados com o novo coronavírus no Centro Social da Lomba, em Gondomar, após dez novos testes com resultado positivo, disse à Lusa o presidente da autarquia.

“Soube-se, na terça-feira à noite [que o teste de controlo deu positivo] e, hoje de manhã, [os utentes, que num primeiro momento testaram negativo e foram acolhidos na Pousada da Juventude, no Porto] já foram para o Seminário do Bom Pastor”, referiu Marco Martins.

Na segunda-feira, o autarca disse à Lusa que um surto no Centro Social da Lomba resultou em 33 infetados, entre utentes e colaboradores do lar, número que hoje subiu para os 43, com o novo teste de controlo.

O Seminário do Bom Pastor, localizado em Valongo, é uma das estruturas de retaguarda do distrito do Porto para pessoas infetadas com o novo coronavírus que não necessitam de cuidados críticos de ordem hospitalar e não têm condições para regressar à sua habitação ou instituição onde habitam.

A Pousada da Juventude do Porto é um centro de retaguarda não covid, ou seja, para pessoas que não infetadas têm condições para permanecer nos locais onde residem por necessidade de isolamento face a infetados, por exemplo.

Quanto ao Centro Social da Lomba, o autarca revelou que “já foram colocados mais três recursos humanos da Cruz Vermelha e Segurança Social”.

Já a câmara de Gondomar está “provisoriamente a assumir a limpeza das instalações”, enquanto a Junta de Freguesia “assumiu a entrega de refeições aos utentes que tinham apoio domiciliário”, conforme também descreveu o presidente da câmara de Gondomar.

O centro foi vistoriado pela Comissão Covid da Proteção Civil de Gondomar na segunda-feira, com a presença do delegado de saúde e da Segurança Social, revelou Marco Martins.

Na página da instituição no Facebook, é anunciada a contratação de colaboradores, com entrada imediata, através de contratos de substituição ou via Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Também na segunda-feira, Marco Martins acrescentou que “desde a semana passada estão a trabalhar no centro seis funcionárias das brigadas da Segurança Social”.

“Ainda hoje seguiu uma grande quantidade de material [de proteção] para o centro, depois de já na semana passada ter sido feito um primeiro envio desse material. O centro não tem nenhuma necessidade de equipamento”, disse o autarca.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS