SAÚDE QUE SE VÊ

“As medidas não são excessivas, mas tardias” – afirma Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

CANAL S+ / VD
28-10-2020 10:38h

No dia em que se torna obrigatório o uso de máscara na rua em Portugal, o pneumologista Carlos Robalo Cordeiro assegura que as medidas restritivas avançadas pelas autoridades e pelo governo “não são excessivas, mas tardias”.

Para o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra “grande parte da Europa está com medidas bem mais rigorosas do que as nossas” e além do mais “O gabinete de crise da Ordem dos Médicos recomendou em comunicado a 10 de Agosto a utilização de máscara em espaços abertos.” recorda o professor catedrático em entrevista ao Canal S+.

Sobre a manifestação de um movimento cívico contrário ao uso de máscara na rua que se realizou em Lisboa, no fim de semana, Carlos Robalo Cordeiro considera “verdadeiramente inadmissível” comportamentos e atitudes de negação da pandemia da COVID:19. O Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra adianta que “Só quem não vive nos hospitais, não está nos serviços de atendimento para estes doentes” é que pode fazer tais afirmações. O pneumologista considera os movimentos anti-máscara “inaceitáveis” e deixa um repto “eu pediria aos negacionistas que indicassem já os elementos das suas famílias que são descartáveis”, conclui.

Estudos recentes divulgados esta semana na comunidade científica internacional atestam que a máscara cirúrgica impede a propagação de vírus quando a proximidade entre dois seres humanos é grande.

MAIS NOTÍCIAS