SAÚDE QUE SE VÊ

Ministra da Saúde inaugura Unidade de Saúde em Valongo que custou 1ME

LUSA
17-01-2020 18:08h

A ministra da Saúde, Marta Temido, inaugurou hoje a Unidade de Saúde de Campo, em Valongo (Porto), uma obra cujo investimento se cifra num milhão de euros que vai servir uma população de cerca de nove mil utentes.

"Contem com o Ministério da Saúde para vos apoiar”, declarou Marta temido no seu discurso de inauguração da Unidade de Saúde de Campo, em Valongo, no distrito do Porto.

A nova Unidade de Saúde de Campo, uma freguesia do concelho de Valongo, vem substituir um pré-fabricado onde a população era atendida há cerca de 30 anos e contou com um investimento de 1.023 milhão de euros, sendo que 838.728 mil euros é fruto de uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e o restante foi financiado pelo Estado português.

O espaço é composto por três pisos, tem 10 gabinetes de consulta médica e de enfermagem, uma área de saúde materna/infantil com dois gabinetes médicos e dois gabinetes de enfermagem) e duas salas de tratamento, vai poder servir uma população de cerca de nove mil utentes que antes eram atendidos num pré-fabricado.

Durante a cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, pediu nà ministra da Saúde que ajudasse a criar uma Unidade de Saúde Familiar em Valongo, ou pelo menos, uma “extensão do Serviço de Apoio Complementar”, porque isso iria resolver um problema grave e retirar "pessoas às urgências”.

“A Câmara de Valongo compromete-se a arranjar [dois assistentes técnicos para ter uma Unidade de Saúde Familiar], mas o Ministério tem de se comprometer a resolver os problemas e é assim que se fazem soluções. (…) Se nos ajudarem a resolver outras soluções, eu, em nome da câmara, estou disponível a pagar dois salários a dois funcionários, que pesa no nosso orçamento, para que exista uma USF”, declarou José Manuel Ribeiro.

Em resposta, Marta Temido disse desejar que a ambição de Valongo seja possível de concretizar.

“Desejo que a vossa ambição, de passarem a ter uma Unidade de Saúde Familiar, seja possível se ser concretizada. Como é conhecido, aquilo que é a meta do Governo é generalizar o modelo de Unidade de Saúde Familiar, porque nos parece que é um modelo que tem dado grande satisfação aos utentes, mas também aos profissionais. Portanto, vamos continuar a investir nessa linha, investir em Cuidados de Saúde Primários, que tem mais respostas de saúde”, declarou no início do discurso que proferiu no âmbito da inauguração da Unidade de Saúde de Campo.

Para que fosse possível construir aquela unidade de saúde a União de Freguesias de Campo/Sobrado cedeu o terreno por um período de 30 anos renováveis em direito de superfície.

MAIS NOTÍCIAS