SAÚDE QUE SE VÊ

PSD quer que Governo coloque ambulância em Azeméis e pague dívida aos bombeiros locais

LUSA
14-01-2020 14:59h

O PSD de Aveiro revelou hoje que exigiu ao Ministério da Saúde que coloque no Hospital de Oliveira de Azeméis a ambulância que lhe está atribuída em despacho e que pague aos bombeiros locais transportes médicos em atraso.

Os temas foram abordados pela deputada Helga Correia numa audição à ministra da Saúde, no âmbito da discussão do Orçamento de Estado na especialidade, com a parlamentar eleita pelo círculo distrital de Aveiro a acusar o Governo de criar dificuldades financeiras e de funcionamento, tanto ao hospital como à corporação de bombeiros.

"O Ministério está a conduzir estas instituições para uma asfixia financeira. Está a sujeitar e a colocar em risco a tão necessária prestação de serviços de proximidade com as populações", refere a social-democrata, em comunicado.

A questão da ambulância prende-se com o facto de o Governo já ter atribuído ao Hospital de Oliveira de Azeméis uma ambulância de suporte imediato de vida, como formalizado em despacho, mas, na prática, essa viatura ainda não ter sido entregue à referida unidade de saúde - que dispõe de um Serviço de Urgência Básico e, como tal, deveria contar com esse veículo de emergência.

Quanto à dívida do Estado para com os Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, Helga Correia diz que os valores em falta concernem a transportes de doentes para as unidades do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho, responsabilizando o Ministério da Saúde pelo atraso na liquidação dessas verbas.

A deputada admite que essa situação concreta reflete "uma realidade transversal a outras associações humanitárias de bombeiros", mas defende que o Governo está assim a contribuir para a "asfixia financeira" de diferentes corporações do país.

MAIS NOTÍCIAS