SAÚDE QUE SE VÊ

 “A língua é de todos nós”, Pedro Costa

CANAL S+ / SO
23-09-2020 15:52h

A 23 de Setembro celebra-se o Dia Internacional das Línguas Gestuais. Cada país tem a sua e em Portugal esta remonta ao século XIX, aquando da criação na primeira escola com esta valência no reinado de D. João VI. Desde então tem evoluído e em 1997 a Língua Gestual Portuguesa passou a ser uma das línguas oficiais do país.

Ainda que as línguas gestuais sejam todas diferentes, existem sinais internacionais que facilitam a comunicação entre pessoas surdas de vários países.

As pessoas surdas podem aprender línguas gestuais estrangeiras estando, no entanto, já familiarizadas com elas. Pedro Costa, presidente da Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS), diz que com as redes sociais, os jovens surdos portugueses acedem a conteúdos estrangeiros e vão aprendendo alguns gestos, à semelhança dos ouvintes em relação a línguas estrangeiras.

Existem três tipos diferentes de ensino de língua gestual portuguesa, no nosso país. Um mais orientado para a comunidade onde existem pessoas surdas, por exemplo os funcionários de uma escola, outro para pessoas que tenham curiosidade em aprender a língua, e o terceiro para quem faz da língua gestual portuguesa a sua profissão, como é o caso dos intérpretes e professores. A FPAS gostaria ainda que a língua gestual portuguesa existisse nas escolas como disciplina opcional.

Se por um lado estamos habituados a ver os intérpretes nas televisões, por outro ainda há um grande desconhecimento desta língua oficial.

MAIS NOTÍCIAS