SAÚDE QUE SE VÊ

“O meu sonho é que haja um oásis sem listas de espera”, afirma Luís Campos Pinheiro, diretor do novo Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Urologia do CHULC

CANAL S+ / VD
18-09-2020 13:58h

O primeiro Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Urologia, na região de Lisboa e Vale do Tejo, abriu no início de Setembro, no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC). O Canal S+ conversou com o professor Luís Campos Pinheiro que vai dirigir o novo CRI.

Para o especialista em Urologia, a pandemia da COVID-19 veio criar imensas dificuldades, mas o serviço de urologia do CHULC não suspendeu por completo a sua atividade, como sucedeu noutros locais, pelo que existe apenas uma lista de espera com doentes, maioritariamente, oncológicos, que precisa de ser eliminada. De resto, o professor Luís Campos Pinheiro garante que ”o meu sonho é que haja um oásis sem listas de espera”.

O novo Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Urologia no CHULC dispõe de várias equipas multidisciplinares, orientadas para o cumprimento dos tempos máximos de resposta garantidos e com maior grau de autonomia. O professor Luís Campos Pinheiro confessa que “as negociações foram duríssimas”, mas o CRI “é sobretudo um compromisso”.

Nesta entrevista ao Canal S+, o diretor do CRI de Urologia do CHULC explicou ainda as metas do novo centro. O professor Luís Campos Pinheiro admite que “cada vez mais temos de ser avaliados”.

Empenhado nesta nova visão de gestão no Serviço Nacional de Saúde, o professor Luís Campos Pinheiro revela que “o SNS tem de dar uma resposta mais rápida” em áreas como a Urologia onde existem muitos doentes oncológicos em lista de espera.

O diretor do novo CRI de Urologia do CHULC admite que se trata de um desafio pessoal que tem pela frente, mas confia num desfecho bastante positivo, quer para os doentes, como para os profissionais envolvidos.

O professor Luís Campos Pinheiro integrou a equipa de Urologia do Hospital Curry Cabral de 1992 a 2010, altura em que assumiu funções como Diretor de Serviço de Urologia do Hospital de São José em Lisboa. É professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa desde 1994.

 

MAIS NOTÍCIAS