SAÚDE QUE SE VÊ

Quatro novas unidades de saúde usam o SClínico

08-10-2018 15:57h

Quatro novas unidades de saúde começaram, em setembro, a utilizar SClínico Hospitalar no Serviço de Urgência. A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em articulação com as instituições hospitalares, concluiu o processo de migração com sucesso.

A Unidade Caldas da Rainha (Centro Hospitalar do Oeste), Unidade Torres Vedras (Centro Hospitalar do Oeste), Hospital Distrital da Figueira da Foz e Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde são as instituições que agora têm uma aplicação única, comum a todos os prestadores de cuidados (médicos e enfermeiros) e centrada no doente.

O SClínico Hospitalar já estava implementado, nestes hospitais, no internamento dos diferentes serviços, na consulta, bloco e hospital de dia. A extensão ao Serviço de Urgência, em substituição do anterior sistema, permite ganhos substanciais ao nível do aproveitamento de recursos e poupanças financeiras. Esta expansão do SClínico ao Serviço de Urgência esteve a ser preparada durante o mês de agosto, contrariando o normal ritmo do período de férias.

Através deste novo módulo, o acesso à informação clínica do doente, a utilização e partilha dos dados com profissionais de saúde de diversas áreas, bem como a sistematização dos mesmos permitirá uniformizar as práticas e a informação recolhida a nível nacional, contribuindo para um melhor acompanhamento e prestação de cuidados de saúde ao cidadão.

A SPMS, em colaboração com os hospitais, impulsiona a partilha de recursos, a interação e envolvimento de diferentes entidades do SNS, cumprindo as orientações da tutela, bem como a prossecução de sinergias entre instituições hospitalares.

O SClínico Hospitalar é um sistema de informação evolutivo, desenvolvido pela SPMS, que nasceu a partir de duas anteriores aplicações usadas por milhares de médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde: o SAM (Sistema de Apoio ao Médico) e o SAPE (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem). Tem crescido para ser uma aplicação única, comum a todos os prestadores de cuidados de saúde e centrada no doente.

 

FONTE: A Enfermagem e as Leis

MAIS NOTÍCIAS