Laura Morro González é chefe de trabalho social e sanitário do Hospital del Mar em Barcelona e tem estado na “linha da frente” do combate à pandemia da COVID-19 desde o início. Em entrevista ao Canal S+, a profissional de saúde não tem dúvidas em dizer que a doença “afecta sobretudo os mais vulneráveis do ponto de vista social”.
Espanha registou esta semana um novo aumento de casos de COVID-19, sobretudo na região da Catalunha, onde a Generalitat (autoridade da região autonómica) menciona 50 a 60 novos casos de infectados por dia, com a cidade de Lleida a registar 139 hospitalizações desde 16 de Julho. Dados que não coincidem com os divulgados pelo governo central de Madrid, segundo afirma o jornal “El País” hoje “9 em cada 10 novos casos de infetados não são contabilizados no Sistema de Vigilância Epidemiológica (SiViEs)”.
Laura Morro González assegura que o crescimento da doença se deve a trabalhadores sazonais que “viajam por toda a Espanha”.
Perante a subida repentina do número de casos em Espanha, o Reino Unido voltou a impor hoje quarentena a todos os turistas e viajantes provenientes do país.
Laura Morro González lamenta a situação e lembra que desde o início da pandemia, as autoridades da Catalunha tudo têm feito para conter novos contágios. A chefe de trabalho social e sanitário do Hospital del Mar recorda por exemplo o que foi feito com a criação do “Hotel Saúde”, uma iniciativa destinada a criar um local seguro para os suspeitos de contágio fazerem o devido isolamento profilático.
Laura Morro González, chefe de trabalho social e sanitário do Hospital del Mar, em Barcelona, confessa que todos os profissionais de saúde “estão extremamente cansados”. Se no início da pandemia da COVID-19 havia a esperança que o Verão permitiria algum descanso, hoje já está bem claro que isso não vai ser possível. Na Catalunha, médicos e enfermeiros estão a ir de férias por curtos períodos para repor energias, mas nem sempre é fácil desligar de tudo o que aconteceu, está a acontecer e sobretudo do que irá acontecer com a chegada do Outono.
O agravamento do contágio na Catalunha, levou hoje as autoridades autonómicas da região espanhola a decretar novas medidas restritivas como por exemplo a concentração de mais de 10 pessoas na rua fica proibida por lei.