SAÚDE QUE SE VÊ

“Os meios anunciados não são meios novos” – Jorge Roque da Cunha

CANAL S+ / SO
06-07-2020 22:39h

Com as férias e a circulação de pessoas no país é evidente a importância do trabalho dos médicos de Saúde Pública. Ainda que tenha sido noticiado um reforço de médicos desta especialidade, Ricardo Mexia, Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP), revela que essas contratações ainda não chegaram.

O Secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, acrescenta que não se trata de novos meios, mas sim de realocação dos médicos que fizeram exames de especialidade a semana passada.

Ricardo Mexia lamentou também a falta de equipamentos, dando o exemplo da falta de telemóveis nas unidades para realizar os inquéritos epidemiológicos.

Antecipando a chegada do inverno, de um surto de grupo que pode se juntar a um segundo surdo de Covid-19, Miguel Guilherme alerta para a necessidade de haver um reforço de recursos humanos e de equipamentos, principalmente para os doentes não Covid.

A finalizar, o Bastonário da Ordem dos Médicos (OM) afirmou que entre março e maio de 2020, mais de 900 mil consultas e quase 100 mil cirurgias não foram realizadas, comparativamente a dados do ano passado.

MAIS NOTÍCIAS