SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Turismo de Portugal já atribuiu mais de 8 mil selos “Clean and Safe” a empresas do sector que em Março perderam 40% das receitas

CANAL S+ / VD
27-05-2020 10:36h

2019 foi um ano recorde para o turismo nacional que fechou com 18,4 mil milhões de euros de faturação, em linha com um crescimento sustentado e gradual na casa dos 60% registado entre 2015 e 2019. Inesperadamente, a pandemia da COVID-19 encerrou fronteiras quase de um dia para o outro, deixou as companhias aéreas em terra e o país viu-se confinado em casa, sem qualquer possibilidade de viajar ou de ir simplesmente passar um fim de semana dentro do país. 

Em entrevista ao Canal S+, Luís Araújo adianta que as perdas só no mês de Março rondam os 40%, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística. O Presidente do Turismo de Portugal acredita que os números sejam similares para os meses de Abril e Maio, dado que a atividade dos operadores turísticos foi praticamente nula.

Perante o impacto económico e social da pandemia da COVID-19, o Turismo de Portugal pensou em formas de promover por um lado a segurança dos profissionais, dos turistas e dos cidadãos e por outro, graças a essa “confiança”, atenuar os efeitos negativos nas empresas e levá-las a manter a sua atividade e os empregos que geram de norte a sul do país.  

Luís Araújo explica que foi no seguimento desta estratégia que surgiu o selo “Clean and Safe” que permite certificar as empresas e os operadores turísticos, de modo a reforçar a confiança de todos e a manter os serviços como hotéis, restaurantes, empreendimentos, campos de golfe, serviços de transporte turístico a funcionar com uma “garantia” de segurança para os utilizadores e os seus profissionais.

 A iniciativa do Turismo de Portugal foi muito bem acolhida pelo sector que neste momento já tem cerca de 53% das suas empresas, cerca de 8 mil, certificadas com o selo “Clean and Safe”.

“A confiança é um dos fatores chave para que o turismo nacional prossiga numa trajetória de sucesso como verificámos em anos anteriores”, afirma Luís Araújo que destaca ainda o facto do Turismo de Portugal ter disponibilizado 1,7 mil milhões de euros em empréstimos e de ter formado 8000 pessoas por semana, cerca de 19 mil até ao momento, em cursos online, em áreas vitais para garantir a devida retoma do sector, como seja: marketing digital, relacionamento com o cliente, ou melhoramento da eficiência e da operacionalidade das empresas.

O Presidente do Turismo de Portugal mostra-se ainda bastante confiante na ajuda que os portugueses vão dar ao turismo nacional ao optarem este ano por viagens e férias dentro do país. Afinal de contas “os portugueses conhecem bem o melhor destino do mundo”, relembra Luís Araújo.

As 16 mil empresas do sector turístico registadas na Autoridade Turística Nacional podem pedir o selo “Clean and Safe”, que tem validade de um ano, desde que criem e implementem um “protocolo interno que (…) assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas”. Os pedidos para obtenção do novo selo começaram a 24 de Abril 2020 e podem ser feitos online junto do Turismo de Portugal, que depois fará a devida monitorização e fiscalização.

MAIS NOTÍCIAS