SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Chamusca disponibiliza atividades para pré-escolar e 1.º ciclo no Youtube

LUSA
28-04-2020 16:41h

 A Câmara da Chamusca criou um canal no Youtube com conteúdos para o ensino pré-escolar e 1.º ciclo, assegurando o contacto das crianças com os técnicos que desenvolviam atividades na escola, durante as medidas de contenção da covid-19.

As vídeo-aulas apresentadas no Canal Obe2140, criado pelo município, visam permitir que os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo “possam continuar a ter acesso a um contacto mais próximo com algumas das figuras de referência no seu estabelecimento de ensino, fundamental para a sua aprendizagem e desenvolvimento integral, ainda mais numa altura de isolamento”, refere uma nota da Câmara da Chamusca (distrito de Santarém).

A vice-presidente do município e responsável pelo pelouro da Educação, Cláudia Moreira, disse à Lusa que a iniciativa envolve técnicos da autarquia e das instituições que colaboram há vários anos no desenvolvimento dos projetos para as AEC (Atividades de Enriquecimento Escolar) e para as AAAF (Atividades de Animação e Apoio à Família), bem como pelos que participam nas várias áreas de monodocência coadjuvada.

“Quando as escolas fecharam, o município não cessou a colaboração com os parceiros, lançando logo o desafio para a produção de conteúdos”, disse, salientando que o objetivo foi igualmente não deixar estas pessoas numa situação complicada.

Assim, quando o Ministério da Educação deu orientações, na semana passada, para a continuação das AEC em modelo não presencial, o município já estava a lançar alguns vídeos, com a recetividade a ser muito positiva por parte dos docentes, disse.

Com os vídeos publicados no canal por áreas de projeto, os respetivos técnicos, professoras e educadoras vão “encaixando e articulando” as atividades que estão a desenvolver com os seus alunos, acrescentou.

Para o pré-escolar estão disponíveis conteúdos realizados pelos mentores das áreas de Expressão Motora, Expressão Musical, Dança, Aprender a Brincar e Educação pela Arte.

Para o 1.º ciclo, os conteúdos disponíveis abordam as áreas de Desporto, Música, Aprender a Brincar, Dança (Mexe-te) e as Atividades de Enriquecimento Curricular, por área de cada projeto (Pequenos Heróis, Vila Utopia, Educação pela Arte – Educ'Arte).

Cláudia Moreira afirmou que, ao todo, estão envolvidos cerca de 30 técnicos, que revelaram uma atitude “proativa e resiliente” e um grande espírito de entreajuda.

Como exemplo apontou que, quando confrontados com a necessidade de produzir e editar vídeos, pesquisaram, aprenderam com ‘youtubers’ e articularam-se entre si.

Os parceiros que desenvolvem os conteúdos em colaboração com o município neste canal são a Associação Tempos Brilhantes - https://www.facebook.com/atbrilhantes/ -, a associação cultural Cantar Nosso - https://www.facebook.com/escola.golega -, e a PAM - Primeira Aula de Música - https://www.facebook.com/primeiraaulademusica, sendo os vídeos acessíveis a partir do website da educação do Município da Chamusca.

 

MAIS NOTÍCIAS