SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Von der Leyen quer parar “onda massiva” de desinformação sobre pandemia

LUSA
31-03-2020 15:54h

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, salientou hoje a necessidade de parar a “onda massiva” de desinformação relacionada com o novo coronavírus, alimentada pela “incerteza e ansiedade”, e apelou a mais ação das plataformas digitais.

osas? Não. Mas todos nós já vimos estas ou outras falsas alegações na internet ou em redes sociais”, denuncia Ursula von der Leyen numa mensagem publicada esta tarde em vídeo.

Observando que “há um número crescente de notícias falsas a circular sobre o surto, especialmente na internet”, a líder do executivo comunitário classifica esta como uma “onda massiva, que se alimenta pela incerteza, ansiedade e por um contexto noticioso que muda rapidamente”.

“Isto tem de parar”, vinca Ursula von der Leyen.

Recordando que plataformas digitais como a Google, Facebook, Twitter, Microsoft, Mozilla se comprometeram, no final de 2018, a combater a desinformação nas suas páginas, através da assinatura de um código de conduta contra as ‘fake news’, um mecanismo de autorregulação, a responsável destaca o trabalho feito por estas tecnológicas.

“As plataformas estão a promover o acesso a fontes autorizadas – como autoridades de saúde pública – e estão a suprimir e a eliminar conteúdo prejudicial e anúncios falsos ou enganosos, mas precisa de ser feito mais”, sublinha a responsável.

Para Ursula von der Leyen, “as empresas de redes sociais devem compartilhar dados com a comunidade de verificação de factos para que, juntas, possam desmantelar perigosos rumores”.

“Continuaremos a monitorizar de perto as ações tomadas pelas plataformas”, adianta.

E pede aos cidadãos: “Confie nas autoridades de saúde, confie na Organização Mundial de Saúde, confie na imprensa credível, com histórico de precisão”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 163 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com quase 439 mil infetados e mais de 27.500 mortos, é aquele onde se regista atualmente o maior número de casos.

MAIS NOTÍCIAS