SAÚDE QUE SE VÊ

COVID-19: "Vamos conseguir ter resultados laboratoriais em menos de 10 minutos" – Gonçalo Órfão  

CANAL S+ VP
31-03-2020 15:50h

Gonçalo Órfão é o Coordenador Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa.

Ao Canal S+, falou do projeto Triagem Smart que arranca hoje, uma espécie de Drive-Thru na CVP para suspeitos com Covid-19.     

Arranca hoje, no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, a Triagem Smart, um projeto desenvolvido pela CVP em parceria com o Instituto de Medicina Molecular de Lisboa e com a empresa portuguesa Biosurfit.

A Triagem Smart identifica o risco de complicações clínicas, de uma forma rápida e precoce, como explica ao Canal S+, Gonçalo Órfão, Coordenador Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa.

Após a avaliação de diversos parâmetros de análises e de inquéritos clínicos, a prioridade de tratamento do doente é definida, tendo como base o risco de gravidade do seu estado, para além do teste Rt-PCR.

Gonçalo Órfão explica como é feito o acesso a esta Triagem.

Esta triagem será feita numa Unidade Modular Hospitalar de Campanha, montada para o efeito, que também vai contar com um espaço de observação clínica para todos os procedimentos que sejam necessários e com uma sala de emergência.

O objetivo é que esta prática seja alargada à população, mas numa fase inicial, os destinatários são os doentes referenciados via SNS.  

Paralelamente, o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa tem finalizada uma Unidade Móvel de Triagem Smart, um projeto que nasce no âmbito desta Unidade fixa e que tem como grande objetivo ir a sítios específicos e conseguir levar esta Triagem Smart onde haja um agregado populacional que dela necessite.

 

MAIS NOTÍCIAS