SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Vereadores do CDS-PP de Lisboa querem mais medidas de apoio aos idosos

LUSA
31-03-2020 15:39h

Os vereadores do CDS-PP da Câmara de Lisboa solicitaram hoje uma “reunião de emergência” do executivo para a adoção de medidas adicionais de apoio aos idosos, sugerindo que todos sejam testados para evitar a propagação do novo coronavírus.

“Lisboa tem de ser exemplar e a Câmara Municipal de Lisboa tem o dever acrescido de proteger e salvaguardar os seus idosos. É preciso agir rapidamente, consolidar os apoios existentes e criar respostas mais rápidas para que ninguém seja deixado para trás”, referem os vereadores do CDS-PP, num comunicado enviada à comunicação social.

Na nota, os autarcas centristas recordam que Portugal está neste momento em estado de emergência devido à pandemia de covid-19, o que obriga à tomada de “medidas excecionais”, nomeadamente de apoio aos idosos.

A este propósito, a vereação do CDS-PP destaca a “situação trágica que se vive nos lares de idosos” por todo o país, com um “aumento exponencial de casos confirmados” de infetados e de óbitos.

Na nota, os vereadores centristas avançam com algumas propostas, nomeadamente a criação dos mecanismos necessários para que todos os idosos da cidade de Lisboa e os seus cuidadores possam ser testados gratuitamente, “por forma a evitar a propagação do vírus neste grupo de risco”.

O CDS-PP defende ainda a necessidade de encontrar, “o mais rapidamente possível”, em conjunto com as unidades hoteleiras e com as instituições, espaços e equipamentos que se adaptem às carências “de todos os lares e instituições para que seja possível garantir que as medidas de prevenção e de segurança" são respeitadas. 

O CDS-PP sugere ainda a criação de uma linha exclusivamente dedicada ao apoio aos idosos, em parceria com as Juntas de Freguesia, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e os voluntários da Rede Social, para identificar as necessidades, prestar as informações necessárias e encaminhar para os programas de apoio social da Câmara Municipal de Lisboa e da rede social da cidade.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 163 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 160 mortes, mais 20 do que na véspera (+14,3%), e 7.443 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.035 em relação a segunda-feira (+16,1%).

Dos infetados, 627 estão internados, 188 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

MAIS NOTÍCIAS