SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: DGS vai libertar dados anónimos da COVID-19 para investigação

S+/ LP
25-03-2020 13:46h

Depois de enviada uma carta aberta ao governo o pedido, para que fossem desbloqueados o mais rapidamente todos os dados de doentes de COVID-19, para a comunidade científica começar a trabalhar neles, chegou em forma de petição que rapidamente atingiu mais de 5000 assinaturas.

António Costa recebeu o apelo e comunicou, durante o debate quinzenal desta terça-feira, que “a DGS vai passar a libertar todos os dados anonimizados de forma a permitir o acesso livre por todas as equipas de investigação nas mais diferentes áreas”.

Pedro Pereira Rodrigues, um dos signatários da petição e investigador do CINTESIS/Docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, explica, em entrevista ao S+, de que forma é que esta partilha de dados epidemiológicos pode ajudar a encontrar respostas mais eficazes de combater esta pandemia.

 

O investigador acredita que as Autoridades da Saúde estão conscientes da necessidade do uso destes dados por parte dos investigadores, mas não deram a devida prioridade. Reforça ainda que os que são disponibilizados diariamente, ajudam a ter uma ideia do impacto da pandemia mas não são suficientes para a comunidade cientifica conseguir auxiliar os profissionais de saúde, através do desenvolvimento tecnológico.

 

 

 

Os investigadores esperam que, o que agora é uma confirmação, se concretize o mais rapidamente possível.

A petição online está disponível, aqui.

MAIS NOTÍCIAS