SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Doentes Oncológicos não estão sozinhos – EVITA

S+/LP
24-03-2020 20:23h

Em entrevista ao S+, Tamara Milagre, Presidente da EVITA – Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes relacionados com Cancro Hereditário, explica os desafios que os doentes oncológicos atravessam, depois das medidas aplicadas face ao novo coronavírus. 

Numa altura em que vários doentes veem suspensas as visitas aos Centros Hospitalares onde estão a realizar tratamentos, Tamara Milagre reforça, para além das recomendações deixadas por parte da DGS – Direção Geral da Saúde, as medidas que devem ser adotadas nesta fase e em especial para este grupo de risco elevado.

 

São algumas as dúvidas que têm chegado à Associação mas quem pode aconselhar e tranquilizar estes doentes são as equipas de profissionais que os estão a seguir em todo o processo de tratamento, menciona. No entanto, esta articulação pode, em alguns casos, não estar a ser bem posta em prática, acrescenta a Presidente da EVITA. Como sugestão, Tamara Milagre, realça que cada Unidade Hospitalar deveria criar uma “Linha aberta” onde os doentes teriam a oportunidade de deixarem as suas questões.

 

 

A EVITA, numa iniciativa em conjunto com a CARECAPOWER e a EUROPACOLON, junta-se esta terça-feira, em direto, na rede Social Facebook, pelas 19h00, numa sessão de esclarecimento para doentes oncológicos com a presença de vários profissionais nas áreas da Oncologia, Psicologia, Pneumologia, entre outros. Face a este novo coronavírus, Tamara Milagre, deixa ainda uma mensagem de esperança.  

 

MAIS NOTÍCIAS